Sérgio Moro aceita denúncias contra acusados na Operação Irmandade

Roger Pereira


O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Operação Lava Jato na primeira instância, na Justiça Federal de Curitiba, abriu, na noite desta sexta-feira, processo criminal contra 14 denunciados pelo Ministério Público Federal na Operação Irmandade, nova fase da Lava Jato, deflagrada na última quarta-feira. Segundo a denúncia, o Consórcio Novo Cenpes, formado pelas empreiteiras OAS, Carioca Engenharia, Construbase Engenharia, Construcap CCPS Engenharia e Schahin Engenharia, teria vencido a licitação de obras de construção predial para ampliação do CENPES (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello) – IECP mediante ajuste fraudulento de licitação e, ademais, teriam pago vantagem indevida a agentes da Petrobrás e a agentes políticos.

O contrato em questão teria sido previamente atribuído às empresas componentes do Consórcio Novo Cenpes através do cartel das empreiteiras do qual a OAS era integrante e as demais empresas participavam eventualmente. Além disso, foi oferecida vantagem indevida à empresa WTorre, que havia apresentado a melhor proposta na licitação, para que se afastasse do certame, o que propiciou a atribuição do contrato ao Consórcio Novo Cenpes.

Passaram à condição de réus os executivos Agenor Franklin Magalhães Medeiros e José Aldemário Pinheiro Filho, da OAS; Ricardo Backheuser Pernambuco, da Carioca Engenharia; Genésio Schiavinato Júnior, da Construbase Engenharia; Roberto Ribeiro Capobianco e Erasto Messias da Silva Júnior, da Construcap e Edison Freire Coutinho e José Antônio Marsílio Schwarz, da Schahin Engenharia, os executivos. Além dos representantes das empreiteiras, também respondem ao processo o ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, o ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira e os operadores Adir Assad, Rodrigo Morales e Roberto Trombeta.

O montante da propina foi apontado como sendo de 2% do valor do contrato e dos aditivos, cerca de R$ 20.658.100,76.

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="378591" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]