Operação Lava Jato
Compartilhar

Sérgio Moro deve determinar sentença da jornalista Cláudia Cruz nos próximos dias

O juiz federal Sérgio Moro deve determinar, nos próximos dias, a sentença da jornalista Cláudia Cruz. A esposa do..

Fernando Garcel - 23 de março de 2017, 17:03

ANÚNCIO

O juiz federal Sérgio Moro deve determinar, nos próximos dias, a sentença da jornalista Cláudia Cruz. A esposa do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB), é ré em uma ação penal ao lado de outras três pessoas. Entra as pessoas que também respondem criminalmente estão o ex-diretor da área internacional da Petrobras Jorge Zelada e o operador de propinas do PMDB João Augusto Resende Henriques.

A denúncia envolve um contrato em que a Petrobrás comprou direitos de participação na exploração de um campo de petróleo na África. O negócio teria rendido o pagamento de propina de um milhão e meio de dólares ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Justiça nega recursos da defesa de Claudia Cruz e Eduardo Cunha

ANÚNCIO

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a jornalista também recebeu no exterior dinheiro de outras contas controladas pelo ex-deputado. O valor do contrato investigado era de US$ 34,5 milhões. A denúncia está vinculada a outra ação penal, remetida pelo STF ao Paraná depois que Cunha perdeu a prerrogativa de foro privilegiado.

O ex-deputado responde ao processo por não ter declarado contas no exterior. Na ação correlata, Claudia Cruz é acusada de ser beneficiária das contas atribuídas a Cunha na Suíça.

Em depoimento, em novembro, a jornalista confirmou que usava um cartão de crédito internacional entre 2008 e 2015, mas alegou que só soube que era vinculado a uma conta no exterior, não declarada à justiça, quando as investigações da operação Lava Jato vieram a tona.

Claudia Cruz confirma uso de cartão internacional, mas alega que não sabia da conta na Suíça