Sorteio de novo relator da Lava Jato é adiado para esta quinta-feira

Mariana Ohde


O Supremo Tribunal Federal (STF) vai sortear hoje (2) o novo relator da Operação Lava Jato, que substituirá o ministro Teori Zavascki, morto em um acidente de avião em janeiro.

A escolha acontece por meio de sorteio eletrônico. Ele deveria ter acontecido nesta quarta-feira (1), mas não foi realizado por questões burocráticas. O sorteio só pode ser feito depois que o pedido do ministro Edson Fachin – para ser transferido para a Segunda Turma – for efetivado. A Segunda Turma é o colegiado responsável pelos julgamento dos processos da Lava Jato.

De manhã, em encontro com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, Fachin oficializou pedido para ser transferido. No entanto, a presidente preferiu consultar os demais integrantes da Primeira Turma. De acordo com o Regimento Interno da Casa, o ministro mais antigo no colegiado tem preferência para solicitar a mudança. Fachin é o mais novo na turma. Desde a morte de Teori, ministros defendem informalmente a indicação de Fachin para ocupar a cadeira de Zavascki na Turma, devido ao seu perfil reservado.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="412093" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]