STF fatia maior inquérito da Lava Jato. Lula está no “inquérito-mãe”

Jordana Martinez


O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o fatiamento do maior inquérito da Operação Lava Jato que tramita na Corte. O processo passa a ter quatro inquéritos separados, relativos a cada um dos partidos envolvidos; PP, PT, PMDB no Senado e PMDB na Câmara.

Entre as 66 pessoas alvo das quatro investigações estão Lula e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Lula no “inquérito-mãe” da Lava Jato

O pedido de fatiamento foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pediu ainda a inclusão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no  chamado “inquérito-mãe” da Lava Jato.

No documento Janot destacou que a organização investigada na Lava Jato “jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dela participasse”.

Na petição Janot afirmou ainda que políticos usaram os partidos para “perpetração de práticas espúrias”.

“Alguns membros de determinadas agremiações se organizaram internamente, utilizando-se de seus partidos e em uma estrutura hierarquizada, para perpetração de práticas espúrias. Nesse aspecto, há verticalização da organização criminosa”, afirmou.

 

 

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.