Temer é citado em delação da Operação Lava Jato

Andreza Rossini


O ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, citou nome de 20 políticos que teriam recebido propinas no esquema de corrupção na subsidiária da Petrobras. De acordo com Machado, o presidente interino Michel Temer (PMDB) teria pedido recursos ilícitos a ele, para a campanha de Gabriel Chalita (PMDB) à Prefeitura de São Paulo, em 2012.

Veja a petição na íntegra.

“Temer então disse que estava com problema no financiamento da candidatura do Gabriel Chalita e perguntou se o depoente [Sérgio Machado] poderia ajudar; então o depoente disse que faria um repasse através de uma doação oficial no valor de R$ 1,5 milhões; que a doação oficial era feita pela construtora Queiroz Galvão a pedido do depoente ao diretório nacional do PMDB”, diz o presidente da Transpetro, segundo a petição.

O delator afirma que os políticos que citou tinham conhecimento do esquema de corrupção dirigido por ele na estatal.  Machado aponta que as empreiteiras que mantinham contrato com a Transpetro pagavam propina mensalmente à políticos, com dinheiro vivo e doações oficiais, para garantir os contratos com a estatal que era influenciada pelo PMDB.

Machado alega que políticos como o presidente do Senado Renan Calheiros, os senadores Romero Jucá, Edison Lobão e Jader Barbalho e o ex-presidente José Sarney, que o teriam indicado ao cargo de presidente, recebiam propinas do esquema.

“Em de fevereiro de 2008 o Senador Edison Lobão assumiu o Ministério de Minas e Energia, e tiveram início os pagamentos mensais para a cúpula do PMDB (Renan Calheiros, Romero Jucá, Edison Lobão e José Sarney); isso passou a ser possível porque a Transpetro passou a ter mais capacidade de investimento, gerando assim mais contratos e, consequentemente, permitindo ao depoente arrecadar mais propinas”, alega Machad na delação.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="364832" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]