Justiça começa a ouvir testemunhas de acusação em outra ação contra Lula

Andreza Rossini


Na semana em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai prestar depoimento como réu ao juiz Sérgio Moro, a Justiça começa a ouvir testemunhas de acusação em outra ação penal contra Lula.

As audiências começam às 14 horas desta segunda-feira (8) com depoimento do engenheiro ligado a Toyo Setal, Marcos Berti. Os interrogatórios devem continuar até o dia 07 de junho. Entre as testemunhas convocadas estão executivos da Odebrecht, Camargo Corrêa e Toyo Setal e dos ex-diretores da Petrobras, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa.

Denúncia

O Ministério Público Federal (MPF) acusa o ex-presidente de receber o terreno onde seria construída a nova sede do Instituto Lula como propina. Os imóveis teriam sido comprados pela Odebrecht em troca de contratos com a Petrobras, no valor total de R$ 12 milhões, até novembro de 2012, segundo os procuradores.

Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Mais sete pessoas são rés nesse processo, entre eles o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto e o ex-presidente da OAS, José Aldemário Filho.

Depoimento de Lula

Na próxima quarta-feira (10) o ex-presidente vai prestar depoimento em Curitiba referente ao processo que investiga se ele recebeu vantagens indevidas por meio de um triplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

São esperadas manifestações de movimentos de apoio e contrários ao petista e à operação no dia do depoimento. Várias medidas de segurança foram adotadas, entre elas a proibição de acampamentos. Um esquema de segurança foi definido pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, definindo locais para os protestos de cada grupo.

A área de acesso a Justiça Federal será bloqueada pela Polícia Militar. Apenas moradores cadastrados e equipe da imprensa credenciada terá acesso a sede da Justiça Federal.

 

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="429730" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]