(Foto: divulgação)

Oposição pede cancelamento de portaria que suspende Rouanet onde há lockdown

A deputada Jandira Feghali (PC do B/RJ) protocolou na manhã desta sexta (5) um projeto de decreto legislativo que pede a..

A deputada Jandira Feghali (PC do B/RJ) protocolou na manhã desta sexta (5) um projeto de decreto legislativo que pede a suspensão de uma portaria publicada pelo governo Bolsonaro horas antes. Esta suspende a análise de projetos que buscam recursos da Lei de Incentivo à Cultura –novo nome da antiga Lei Rouanet – que provenham de cidades com restrições de circulação motivadas pelo acirramento da pandemia.

“Na prática, incentiva as atividades presenciais em grave momento da pandemia e se nega a analisar aquelas que poderiam se realizar de forma segura e em benefício do setor e da sociedade”, afirma a deputada no documento. “De forma autoritária e injustificada, a medida atenta contra a cultura, contra a saúde e contra a Constituição.”

A medida de suspensão da antiga Rouanet valerá por 15 dias, “podendo ser prorrogada ou suspensa, a depender da manutenção ou não das medidas restritivas nos referidos entes da federação”.

 

Leia também: Governo deve permitir que patrão adie pagamento de FGTS por até quatro meses