Paraná se prepara para possíveis casos do novo coronavírus

Autoridades da saúde do Paraná participaram nesta quinta-feira (06), juntas a outros representantes estaduais e municipa..

Autoridades da saúde do Paraná participaram nesta quinta-feira (06), juntas a outros representantes estaduais e municipais, de uma reunião convocada pelo Ministério da Saúde para discutir o plano de contingência para o novo coronavírus. O grupo se reuniu na sede da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), em Brasília. O estado não tem casos suspeitos.

Durante a escalada global no novo coronavírus, em janeiro, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) instituiu o COE (Centro de Operações em Emergências) e formulou um plano de contingência próprio. O objetivo é estar preparado para uma possível disseminação do vírus no Brasil.

“Iniciamos de maneira preventiva a organização das informações, levantamento e identificação de órgãos, instituições e pessoas estratégias para o trabalho com o novo coronavírus. Como é uma situação de alerta, estamos treinando pessoas, reunindo em equipes e pactuando o atendimento de retaguarda em hospitais no Paraná”, disse o secretário Beto Preto.

Em 28 de janeiro dois casos suspeitos do novo coronavírus foram identificados em Curitiba e notificados ao Ministério da Saúde. No entanto, ambos foram descartadas após os resultados de exames terem indicado a presença do vírus Influenza.

“Nosso Lacen (Laboratório Central) está atuando à frente e, embora não tenhamos o teste específico para o novo coronavírus, nossa metodologia é bastante segura em relação aos outros vírus, como os que acometem a pessoa com sintomas de infecção respiratória”, comentou Beto Preto.

Conforme o secretário, “não é preciso pânico”. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná reforça os cuidados básicos que precisam se tornar hábitos de higiene para evitar a proliferação dos vírus.

Entre os cuidados estão, por exemplo, cobrir a boca antes de espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter espaços ventilados e lavar frequentemente as mãos.

*Com informações da AEN