Parlamento Universitário faz primeira sessão plenária na Assembleia

Jordana Martinez


Julie Gelenski – Tv Assembleia e Jaime S. Martinssite ALEP

Com dezenove projetos na pauta, os 54 estudantes de direito que participam do projeto Parlamento Universitário realizaram a primeira sessão plenária na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quinta-feira (28). Mais organizados e mostrando a maior conhecimento do processo legislativo, eles debateram temas polêmicos e também propuseram projetos para melhorar a qualidade de vida da população.

“É uma experiência muito produtiva, muito rica, tivemos debates muito acalorados, afirmou Luis Machado, estudante de direito da UFPR. Segundo ele, a experiência no processo legislativo complementa o conteúdo passado nas salas de aula: “As escolas de direito do país acabam pecando, a gente fica trabalhando direito constitucional, mas por vezes esquece daquilo que é, no nosso processo de leis, realmente importante”, afirmou.

Os deputados estudantes utilizaram a tribuna nos horários do Pequeno Expediente e também das lideranças partidárias, para discorrer sobre temas como o aborto, a poluição do Rio Iguaçu, a discussão sobre gênero e sexualidade nos ensinos fundamental e médio, a aposentadoria dos servidores do Judiciário e os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), entre outros. A maioria dos temas envolve projetos que constavam da pauta de votações.

Primeira sessão – A pauta da primeira sessão continha três PECs, um projeto de resolução e treze projetos de lei. O projeto de resolução e as PECs foram aprovados. Dos treze projetos de lei, dois foram retirados pelos autores, dez foram aprovados e um foi rejeitado.

Também foram aprovados três requerimentos solicitando a inclusão de projetos na pauta da segunda votação, que seria realizada na sequência.

Segunda sessão – Durante a segunda sessão plenária houve um “rodízio” entre os presidentes, para que os vice-presidentes também pudessem comandar e aprender o funcionamento dos trabalhos. A primeira parte da sessão, quando ocorreram os pronunciamentos dos deputados durante o Pequeno Expediente e horário das lideranças, foi presidida pelo deputado estudante e 1º vice-presidente Bernardo Kampf (DEM). Durante as votações, o processo foi conduzido pelo 2º vice-presidente, Marcus Passos (PSC), e pela terceira vice-presidente, Cassiane Andreatta (PTB).

Dezenove proposições integravam a pauta de votações, sendo que cinco projetos estavam em primeiro turno de votação. Oito projetos foram aprovados. Os onze projetos restantes foram adiados para a sessão desta sexta-feira (29), às 9h30, em razão do adiantado da hora, visto que o combinado com os estudantes era que o término da sessão se desse às 17h30.

O Parlamento Universitário é uma iniciativa da mesa executiva da Assembleia, através da escola do legislativo em parceria com o PDU, o Partido Democrático Universitário, com a intenção de aproximar os jovens da política. O que parece ter dado certo, já que os estudantes elogiaram bastante a oportunidade de simular a rotina dos deputados durante uma semana.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="375611" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]