Pedido de cassação do mandato de Meurer será analisado no Conselho de Ética da Câmara

Redação e Karina Bernardi - CBN Curitiba


O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deve analisar a representação feita contra o deputado Nelson Meurer (PP-PR), pela Rede Sustentabilidade (REDE), nesta terça-feira (26).  A representação foi feita no início de junho e pede a cassação do mandato de Meurer, por quebra de decoro parlamentar. A reunião ordinária do Conselho de Ética está marcada para as 10 horas e deve fazer o sorteio do relator do processo.

Segunda turma do STF condena Nelson Meurer
PGR diz que Nelson Meurer praticou crime 605 vezes

Nelson Meurer foi condenado pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal no final de maio por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, após denúncia do Ministério Público Federal (MPF), no âmbito da Operação Lava Jato.

“O caso em questão é uma clara afronta ao decoro parlamentar, pois envolve a formação de um juízo de gravidade e reprovabilidade sobre um Deputado Federal que cometeu crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, atentando diretamente contra o país e sua população. Os fatos demonstram, ainda, uma ação criminosa na qual o Deputado NELSON MEURER, revelando uma personalidade egoística e distorcida, busca pela riqueza fácil às custas do povo, sem apego a qualquer princípio moral”, diz a REDE na representação.

Segundo o MPF, Meurer teria usado sua relevância como líder do partido para manter o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, no cargo, de modo a garantir vantagens indevidas para si e para o partido entre os anos de 2006 e 2014. De acordo com a denúncia, Meurer teria solicitado e aceitado, de forma periódica, pelo menos R$ 29,7 milhões, correspondentes a 99 repasses de R$ 300 mil mensais, fruto do desvio de recursos no âmbito da Diretoria. Todas as irregularidades são negadas pelo parlamentar.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="532430" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]