Política
Compartilhar

Pesquisa aponta segundo turno na corrida para a prefeitura de Curitiba

Uma nova pesquisa divulgada pelo Ibope neste sábado (1) aponta que as intenções de votos para o candidato Rafael Greca (..

Andreza Rossini - 01 de outubro de 2016, 20:00

Uma nova pesquisa divulgada pelo Ibope neste sábado (1) aponta que as intenções de votos para o candidato Rafael Greca (PMN) caiu de 45% para 30%, se comparado ao levantamento anterior. Gustavo Fruet (PDT) subiu de 16% para 19%, tecnicamente empatado com Ney Leprevost (PSD), que saltou de 6% para 15%.

Se confirmadas as expectativas, os eleitores curitibanos devem voltar às urnas, no dia 30 de outubro para a o segundo turno eleitoral. O total de votos válidos de Greca, que não leva em consideração os nulos e os indecisos, caiu de 52% para 35%, o que não é suficiente para a eleição direta. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para realizar a apuração de votos oficial.

Devido ao empate técnico entre Fruet e Leprevost, ainda não se sabe quem deve ser o adversário de Greca no segundo turno.

Requião Filho (PMDB) tem 8% das intenções de voto, seguido por Maria Victória (PP), com 7%, Tadeu Veneri (PT), com 5%, Xênia Mello (PSOL) com 2% e Admar Pereira (PROS), com 1%.

O candidato precisa ser 50% dos votos, mais um, para vencer já no primeiro turno. 9% dos entrevistados devem votar em branco ou nulo e 5% não sabem ou não responderam.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foi realizada com 1001 eleitores entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. A encomenda foi realizada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A. O nível de confiança é de 95%. O número de registro do levantamento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) é PR-05284/2016.