Política
Compartilhar

Pesquisa Ibope aponta Ratinho com 33% e Cida com 15%

A pesquisa do instituto Ibope Inteligência divulgada nesta quarta-feira (22) aponta Ratinho Junior (PSD) em primeiro lug..

Francielly Azevedo - 22 de agosto de 2018, 20:00

Foto: Rodolfo Buhrer &#124 La Imagem
Foto: Rodolfo Buhrer &#124 La Imagem

A pesquisa do instituto Ibope Inteligência divulgada nesta quarta-feira (22) aponta Ratinho Junior (PSD) em primeiro lugar nas intenções de voto, com 33% das menções. Em segundo lugar aparece Cida Borghetti (PP), com 15% das intenções de voto. Na sequência vem João Arruda (MDB) com 5% das citações, Dr. Rosinha (PT)  com 3% e Piva (PSOL) com 2%.

Já os candidatos Professor Ivan Bernardo, do PSTU; Professor Jorge Bernardi, da REDE; Ogier Buchi, do PSL e Priscila Ebara, do PCO, recebem 1% das intenções, cada. Segundo o Ibope, o nome de Geonisio Marinho (PRTB) constava no disco apresentado, mas não atinge 1% das intenções de voto. Aqueles que têm intenção de votar em branco ou nulo são 22%, enquanto os que não sabem o que responder ou não opinaram somam 15%.

Os resultados completos da pesquisa serão divulgados a partir desta quinta-feira (23).

PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO

O desembargador Tito Campos de Paula, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), rejeitou nesta terça-feira (21) o pedido da coligação do candidato ao governo do Paraná, Ratinho Junior, para impedir a publicação da pesquisa do Instituto Ibope Inteligência que sondou intenções de voto ao governo do Estado e às duas vagas ao Senado pelo Paraná. Fazem parte da coligação “Paraná Inovador” os partidos PSD, PSC, PV, PR, PRB, PHS, PPS, PODE E AVANTE.

Os advogados da coligação argumentaram que a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Eles defendem que é “insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes, bem como pela informação quanto à fonte pública de dados utilizada para confecção do plano amostral comprometendo o resultado obtido”.

PESQUISA

A pesquisa foi registrada pelo Instituto Ibope Inteligência no dia 16 de agosto para sondar a intenção de votos ao governo do Estado e às duas vagas ao Senado pelo Paraná. O Ibope também mede o índice de rejeição dos candidatos. A pesquisa foi contratada pela RPC TV. É o primeiro levantamento do Ibope após os registros de candidaturas.

Foram ouvidos 1.008 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais. A pesquisa foi feita entre 19 e 21 de agosto. O registro da pesquisa é o PR-04869/2018 (TRE) e BR-06574/2018 (TSE).

De acordo com o Ibope, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

GRÁFICO DO IBOPE