Política
Compartilhar

Pesquisa mostra Ratinho Junior reeleito e Alvaro Dias líder para o Senado

Faltando três meses para as eleições 2022, Ratinho Junior e Alvaro Dias aparecem em vantagem na pesquisa eleitoral para o Governo do Paraná e Senado Federal

Redação - 04 de julho de 2022, 19:35

(Fotos: Arquivo/Rodrigo Félix Leal/AEN, Divulgação/Eduardo Matysiak/@robertorequiao)
(Fotos: Arquivo/Rodrigo Félix Leal/AEN, Divulgação/Eduardo Matysiak/@robertorequiao)

Pesquisa eleitoral divulgada nesta segunda-feira (4) pelo Instituto IRG aponta para vantagens de Ratinho Junior (PSD) e Alvaro Dias (Podemos) nas Eleições 2022 para o Governo do Paraná e para o Senado Federal, respectivamente.

Segundo a sondagem realizada entre os dias 29 de junho e 3 de julho, no cenário estimulado, com os nomes apresentados aos entrevistados, Ratinho Junior tem a preferência de 46,4% do eleitorado, ante 19,6% de Roberto Requião (PT).

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União), embora não tenha decidido a qual cargo vai concorrer nas Eleições 2022, também aparece entre possíveis candidatos. Ele somou 12,9% dos votos, ocupando a terceira colocação. 

Considerando apenas os votos válidos - como o TSE totaliza os resultados -, Ratinho Junior venceria a disputa no primeiro turno, com 52,73% dos votos, à frente de Roberto Requião (22,27%) e Sergio Moro (14,66%).

Na corrida para o Senado, Moro também aparece entre os possíveis candidatos. Ele aparece 10 pontos porcentuais atrás de Alvaro Dias, que lidera a pesquisa eleitoral com folga, marcando 32% a 22% (40,30% a 27,71%, considerando os votos válidos).

alvaro dias, sergio moro, pesquisa eleitoral, pesquisa irg, senado, senado federal, senado paraná, senadores paraná
Mesmo com Moro na disputa, Alvaro Dias mantém vantagem, segundo Pesquisa IRG (Fotos: Jefferson Rudy/Agência Senado, Reprodução/Facebook @sf.moro)

PESQUISA IRG: BOLSONARO LIDERA NO PARANÁ

A pesquisa eleitora do Instituto IRG, divulgada nesta segunda-feira (4), também mostra a preferência do eleitorado do Paraná pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que aparece na frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No Paraná, o atual presidente foi escolhido por 45,8% dos entrevistados, enquanto o petista marcou 32,6%. A terceira resposta mais frequente (6,9%) foi "nenhum", à frente de Ciro Gomes, do PDT, (6,1%) e Simone Tebet, do MDB (2,8%).

A pesquisa IRG divulgada nesta segunda-feira (4) está registrada no TSE sob o número 03374-2022. Foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 29 de junho e 3 de julho em todo o Estado. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.