PGR pede ao TSE impugnação da candidatura de Lula

Francielly Azevedo

Raquel Dodge - Marielle Franco - Assassinato - Fraude

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu no início da noite desta quarta-feira (15) a impugnação ao registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de presidente da República. A petição foi encaminhada ao relator do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. Dodge afirma que Lula “não é elegível”.

No documento, ela apresenta certidão emitida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que confirmou a condenação determinada em primeira instância, e aumentou a pena para 12 anos e um mês de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na avaliação de Dodge, Lula só poderá se candidatar oito anos após o término do cumprimento da pena. No caso do ex-presidente, a pena começou a ser cumprida em abril deste ano, após determinação da Justiça Federal.

A procuradora pede também que o petista não seja autorizado a fazer campanha enquanto não sai resultado final sobre a inelegibilidade. “Deve decorrer a rejeição liminar do requerimento, sem qualquer outro efeito jurídico que habilite o impugnado a ser considerado candidato sub judice ou a pretender o financiamento de sua candidatura com recursos públicos, que são destinados apenas a financiar campanhas dos elegíveis”, disse.

OUTRAS CONTESTAÇÕES

Além do pedido de Raquel Dodge, chegaram ao Tribunal as contestações de Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre (MBL), e do ator Alexandre Frota.

REGISTRO

O PT registrou a candidatura de Lula na tarde desta quarta-feira (15), último dia do prazo determinado pela Justiça Eleitoral. Após isso, uma marcha em frente ao TSE reuniu políticos e apoiadores do petista.

CONDENAÇÃO

Em janeiro, o ex-presidente foi condenado em segunda instância, a 12 anos e um mês de prisão, no caso do tríplex do Guarujá, no âmbito da operação Lava Jato. O petista cumpre a pena desde o dia 7 de abril na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="545423" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]