
Bolsonaro manda ministro da Educação exonerar assessor
Talita Fernandes - Folhapress
11 de março de 2019, 07:33
O plágio de uma obra de arte do artista mexicano Jesús Helguera feito por apoiadores do governo Bolsonaro repercutiu em ..
Fernando Garcel - 11 de março de 2019, 10:44
O plágio de uma obra de arte do artista mexicano Jesús Helguera feito por apoiadores do governo Bolsonaro repercutiu em jornais mexicanos e virou piada nas redes sociais no último final de semana.
> Nota do MEC com erro de português e teoria da conspiração vira piada na internet
Helguera nasceu em Chihuahua em 1910, durante a Revolução Mexicana, motivo que o levou a migrar para Espanha com seus pais. Lá, ele estudou artes e pintura no Museu Del Prado. Aos 26 anos, o pintor voltou para o México e usou o momento nacionalista pós-revolução como inspiração para suas obras.
"La Patria y el Niño", de 1942, teve a bandeira e o fundo modificados. Na versão alterada, inclusive, vê-se ao fundo o Cristo Redentor.
O caso repercutiu no jornal mexicano "El Heraldo" na última sexta-feira e sábado e rendeu piadas de mexicanos nas redes sociais.
— Jaurk Vieyra (@JaurkU) 8 de março de 2019
Qué hayan usado (plagiado) "la patria y el niño" me da dolor de cabeza, que la usen en favor de Bolsonaro me da dolor de estómago. Una disculpa si mi sinceridad ofende a alguien.
— Miyeel (@MiyeelKd) 10 de março de 2019
pinche puto @jairbolsonaro como se atreve a robar la imagen de la patria mexicana, parece que tu ministerio esta lleno de idiotas que no saben que diseñar, ocupate de tu nacionalismo, no se meta con nosotros imbecil ¡VIVA MÉXICO¡ VIVA NUESTRA AMADA PATRIA TRICOLOR¡
— NA bravo déctor (@brapal) 9 de março de 2019
Que bonito Brasil pirateando una imágen que caracteriza a los mexicanos, ya no tienen imaginación
— Solecito (@elisofyp) 10 de março de 2019
A obra de arte plagiada não foi utilizada pelo Ministério da Educação (MEC), como atribui o periódico mexicano, mas sim por apoiadores e correligionários do governo Bolsonaro no fim do mês passado, após a polêmica envolvendo a pasta sobre o pedido de gravação e divulgação de crianças - o que é vetado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - cantando o hino nacional brasileiro em escolas públicas e privadas.
Leia também:
> MPF pede explicação a ministro da Educação sobre carta para escolas
> MEC pede a escolas para que cantem o hino nacional e filmem as crianças