Estadual
População pode enviar sugestões ao Plano de Ação Climática; entenda

População pode enviar sugestões ao Plano de Ação Climática; entenda

O objetivo é que o documento seja lançado oficialmente no início de 2024

Mirian Villa - sexta-feira, 8 de setembro de 2023 - 11:43

A população paranaense pode enviar sugestões ao Plano de Ação Climática 2024-2050, que vai nortear as políticas públicas e enfrentar os desafios das mudanças climáticas. A consulta pública segue aberta até a próxima quinta-feira (15). Para contribuir, clique aqui

De acordo com o governo do Estado, é possível participar com sugestões de ações que minimizem a emissão de Gases de Efeito Estufa, para diminuir o desmatamento ilegal, aumentar a participação de biocombustíveis na matriz energética, fomentar a economia circular, entre outros. 

Uma versão inicial já foi apresentada, mas a ação tem objetivo de construir com a participação da sociedade o documento. Com isso, o Paraná se torna o quarto estado a publicar o Plano de Ação Climática, de acordo com dados da ABEMA (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente). 

Já têm os documentos publicados os estados de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. O plano paranaense será composto por dois volumes, sendo um deles aberto à consulta pública. 

O outro volume abrange o mapeamento das políticas ambientais relacionadas ao tema de mudanças climáticas realizadas pelo Estado, a atualização do inventário de emissões de gases de efeito estufa em nível municipal, com o uso de uma metodologia padronizada e compatível com as diretrizes internacionais; a avaliação dos indicadores socioeconômicos dos municípios, com a finalidade de estimar a capacidade adaptativa para o impacto das mudanças climáticas, considerando aspectos como renda, educação, saúde, infraestrutura e vulnerabilidade social; e a determinação da vulnerabilidade dos municípios ao risco e aos impactos das mudanças climáticas.

Os documentos também serão submetidos ao Comitê Intersecretarial de Mudanças Climáticas e ao Conselho Estadual do Meio Ambiente, que faz parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente. O objetivo é que o Plano de Ação Climática do Paraná seja lançado oficialmente no início de 2024.

Compartilhe