Estadual
Prefeito de Araucária exonera mãe e tia da nova primeira-dama

Prefeito de Araucária exonera mãe e tia da nova primeira-dama

A mãe da nova primeira-dama, uma adolescente de 16 anos, havia sido nomeada secretária de Cultura e Turismo um dia após o casamento.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 26 de abril de 2023 - 10:00

O prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, Hissam Hussein Dehaini (sem partido), exonerou a sogra, Marilene Rode, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A exoneração da mãe da nova primeira-dama, uma adolescente de 16 anos, foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (26).

Marilene Rode havia sido nomeada secretária municipal de Cultura e Turismo em ato executivo foi assinado em 13 de abril, uma dia após o casamento do prefeito, de 65 anos, com a jovem de 16 anos.

Foto: Reprodução/Diário Oficial de Araucária

A exoneração ocorre menos de 24 horas após o Ministério Público do Paraná (MPPR), confirmar ao Paraná Portal de investigações em andamento sobre a legalidade da nomeação da sogra de Hissam Hussein Dehaini, bem como a união com a jovem de 16 anos. As apurações do órgão são sigilosas.

“O Ministério Público do Paraná informa que há procedimentos em andamento sobre o caso. Como envolve adolescente, por força de lei, todas as informações referentes ao fato em apuração são sigilosas”, disse o MP.

Além da sogra, o prefeito também determinou o afastamento da tia da adolescente, Elizângela Rode, do cargo de secretária municipal de Planejamento, também publicado no Diário Oficial do Município.

Os substitutos dos cargos ainda não foram anunciados pela prefeitura.

A reportagem procurou a administração municipal. Por meio de nota, a Prefeitura de Araucária confirmou as exonerações da secretária de Cultura e Turismo, Marilene Rode, e da secretária de Planejamento, Elizângela Rode. Com isso, Marilene deve voltar ao seu trabalho em Colombo e Curitiba e Elizângela segue na Secretaria de Planejamento, já que é servidora concursada há mais de 10 anos

A prefeitura destacou, ainda, o comprometimento das duas profissionais no período em que estiveram nas funções de gestão.

Suspeitas de nepotismo

O prefeito de Araucária, município da região metropolitana de Curitiba, já se envolveu em outros casos suspeitos de nepotismo. Durante o primeiro mandato no Executivo, iniciado em 2017, ele nomeou a ex-esposa, duas filhas, um cunhado e um genro para cargos públicos. O caso chegou a ser investigado, mas o processo acabou arquivado em 2019 pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Hissam Hussein Dehaini separou-se da ex-esposa em 2022. Ele mantém um relacionamento com a atual companheira, pelo menos, desde o ano passado. Portanto, a jovem tinha, no máximo, 15 anos. A diferença de idade entre eles é de 49 anos.

Hissam Hussein Dehaini casou-se com a adolescente no último dia 12 de abril. O ato não é ilegal na ótica da legislação brasileira, uma vez que a menina havia completado 16 anos, que é a idade mínima para o casamento no país, desde que autorizado pelos pais ou responsáveis legais.

No dia seguinte à união, o prefeito nomeou a nova sogra como secretária municipal de Cultura e Turismo. Duas semanas antes, no dia 1º de abril, Hissam Hussein Dehaini já havia nomeado a tia da adolescente com um cargo público.

O prefeito está no segundo mandato na administração do município da Grande Curitiba. No pleito mais recente, em 2020, Hussein foi eleito com 68,49% dos votos.

Compartilhe