Prefeitura de Curitiba propõe reajuste salarial de 3,14% para servidores

Redação

Secretaria da Saúde recomenda cerimônias de posse por videoconferência no Paraná

A Prefeitura de Curitiba enviou à Câmara Municipal o projeto de reajuste salarial dos servidores públicos do município. A proposta é conceder aumento de 3,14%, a partir de novembro. O valor é equivalente à inflação dos últimos 12 meses, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE.

O projeto é retroativo ao mês de outubro e incide sobre a folha salarial de novembro. A proposta do Executivo precisa ser aprovada pelos vereadores.

Em justificativa à Câmara Municipal, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), destaca que , “assim como já aconteceu em 2018 e 2019”, apresenta um percentual “que não oferece riscos ao saneamento das contas públicas”. O impacto financeiro neste ano é de R$ 22,5 milhões e, em 2021, de R$ 139 milhões.

Segundo projeção da Prefeitura de Curitiba, anexada à iniciativa, a reposição salarial não elevará a despesa pública acima do suportado pelo orçamento municipal. Por lei, o gasto com salários de servidores não pode ultrapassar 46% da receita corrente líquida.

Em relação às aposentadorias e pensões, o projeto destaca que deve ser respeitado o teto de remuneração do funcionalismo público.

A Prefeitura de Curitiba protocolou a proposta de reajuste dos servidores públicos do município sem pedido de urgência. Por isso, os vereadores não têm prazo definido para avaliar e votar o projeto.

*Com informações da CMC

Previous ArticleNext Article