Presidentes do Brasil e Paraguai têm agenda em Foz do Iguaçu

Lucian Pichetti - CBN Curitiba

Presidentes Brasil Paraguai - Bolsonaro Mario

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, o “Marito”, têm agenda em Foz do Iguaçu (PR), nesta terça-feira (1º), a partir das 9h30.

A recepção será feita pelo diretor-geral brasileiro da usina de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. Ministros, deputados e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, foram convidados para o encontro bilateral. A comitiva do governador do Paraná, Ratinho Junior, aguardará a chegada da comitiva presidencial no Aeroporto de Foz.

AGENDA

Por volta das 10h40, está prevista uma visita às obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, com acesso pelo estacionamento do Marco das Três Fronteiras. Durante a visita, os presidentes assistirão a um vídeo das obras da segunda ponte e um sobre iniciativas alinhadas com o governo federal para o desenvolvimento regional.

Logo depois, Bolsonaro e Marito se deslocam para o Hotel Recanto, onde haverá uma reunião de trabalho.

4ª VISITA A FOZ DO IGUAÇU

Esta será a quarta visita de Bolsonaro à fronteira e a sexta ao Paraná durante o exercício de seu mandato. A primeira viagem a Foz foi em fevereiro de 2019, para a posse do general Joaquim Silva e Luna como diretor-geral brasileiro da Itaipu; a segunda, em maio do mesmo ano, para o lançamento da pedra fundamental da Ponte da Integração Brasil-Paraguai; e em agosto de 2020, para o lançamento da pedra fundamental da duplicação de um trecho de 8,7 quilômetros da BR-469, a Rodovia das Cataratas – obra que também é financiada pela Itaipu.

No mês passado, o presidente esteve em Renascença, no Paraná, para o lançamento da revitalização de um trecho de quase 48 quilômetros da Estrada Boiadeira, que também terá aporte de recursos da usina de Itaipu. A margem paraguaia da usina vai financiar uma terceira ponte, que ligará Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, no país vizinho, com acesso ao oceano Pacífico.

As duas obras – a ponte em Porto Murtinho e a revitalização da Estrada Boiadeira – farão conexão com a rota bioceânica, entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O corredor permitirá a ligação dos portos brasileiros de Santos (SP) e Paranaguá (PR) ao Norte do Chile, reduzindo em até duas semanas o tempo de viagem das exportações do Brasil até os países do Oriente, principalmente China, Japão e Coreia do Sul.

Em Foz do Iguaçu, será o terceiro encontro entre Bolsonaro e Marito – os outros dois foram na posse do general, na Itaipu, e no lançamento da pedra fundamental da Ponte, em 2019.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="731789" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]