
CCJ da Câmara aprova PEC que limita gastos públicos por 20 anos
Andreza Rossini
09 de agosto de 2016, 17:43
As convenções partidárias foram concluídas e, como já é tradição, a TV Band realiza o primeiro debate das eleições. O pr..
Narley Resende - 09 de agosto de 2016, 17:56
As convenções partidárias foram concluídas e, como já é tradição, a TV Band realiza o primeiro debate das eleições. O programa será ao vivo, no dia 22 de agosto, a partir das 22h15, nas principais capitais do país.
A surpresa é que a emissora vai dar espaço para os nove candidatos que estão na disputa pela prefeitura da capital paranaense.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas os partidos políticos que tem mais de nove deputados federais devem ser obrigatoriamente convidados (artigo 46 da Lei das Eleições -n° 9.504/97). Neste caso, entrariam na lista seis candidatos: Gustavo Fruet (PDT), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (PSD), Rafael Greca (PMN), Requião Filho (PMDB) e Tadeu Veneri (PT).
Mas, a emissora adianta que o convite será estendido a todos os candidatos, incluindo Xênia Melo (PSOL), Ademar Pereira (Pros) e Afonso Rangel (PRP).
“Democracia é isso, todos participando igualmente. O curitibano tem o direito de ouvir as propostas, independente do partido ou coligação. O nosso objetivo é que todos tenham espaço para expor as suas ideias”, diz Amado Osman, diretor-executivo da TV.
O mediador do debate será o jornalista Douglas Santucci. Ele explica que, para garantir um debate qualificado, o formato será transparente, sem se prender a temas.
"Quem vai decidir o próximo prefeito está preocupado com questões sociais, econômicas, culturais e de todos os setores. A nossa prioridade é que a população esteja preparada para decidir quem vai comandar a cidade. Por isso, o debate não terá enrolação, será totalmente dedicado aos questionamentos e propostas de cada participante".
O programa será transmitido simultaneamente pela rádio BandNews FM Curitiba, pelo facebook da Band Curitiba e pelo Paraná Portal.
O Metro Jornal também trará uma cobertura especial com os destaques de cada candidato na edição do dia 23.
A região metropolitana também será contemplada. "A TV Band tem o compromisso de levar informação com credibilidade para os telespectadores. E na época eleitoral, mais ainda. É nossa responsabilidade transmitir as propostas para que o eleitor possa decidir qual é a melhor opção para o futuro de municípios tão importantes no desenvolvimento do nosso Estado", diz Amado Osman.
A votação do primeiro turno da eleição será no dia 2 de outubro (domingo). A propaganda eleitoral no rádio e na TV começam no dia 26 de agosto (sexta-feira).
O primeiro debate na TV será na Band, no dia 22 de agosto. Se houver segundo turno, a eleição é no dia 30 de outubro (domingo). E o debate na Band no dia 7 de outubro (sexta).