
Conselho do MP pune Deltan com advertência por críticas a ministros do STF
Folhapress
26 de novembro de 2019, 12:23
Roberson Pozzobon, procurador da Lava Jato em Curitiba, defendeu Deltan Dallagnol nesta terça-feira (26) após o coordena..
Vinicius Cordeiro - 26 de novembro de 2019, 14:53
Roberson Pozzobon, procurador da Lava Jato em Curitiba, defendeu Deltan Dallagnol nesta terça-feira (26) após o coordenador da força-tarefa no Paraná ter sido advertido pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). A punição foi dada após Deltan ter criticado ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em uma entrevista à CBN.
"Creio que o que se espera e o que a sociedade brasileira precisa dos membros do Ministério Público é que atuem, que falem, que critiquem, que não se conformem, omitam ou sileciem, dentro e fora dos processos. Críticas respeitosas, como as que Deltan fez e faz, são fundamentais", disse Pozzobon.
https://twitter.com/RHPozzobon/status/1199374177901383683
O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
A decisão de punir Dallagnol foi tomada pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), órgão responsável por fiscalizar a atuação de promotores e procuradores. Em uma votação por 8 a 3, foi tomada em julgamento definido por 8 votos a 3 a favor da punição.
Apesar de não citar nomes, Deltan se referiu aos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski em sua entrevista à CBN. Toffoli foi quem entrou com o PAD (Pedido Administrativo Disciplinar).
Na visão do coordenador da Lava Jato, eles enviaram uma “mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção” ao comentar a decisão que tirou trechos de delações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Guido Mantega do ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça.
"Os três mesmos de sempre do Supremo Tribunal Federal que tiram tudo de Curitiba e que mandam tudo para a Justiça Eleitoral e que dão sempre os habeas corpus, que estão sempre formando uma panelinha assim que manda uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção", declarou Deltan na ocasião.
Por fim, Deltan também deve responder outros PAD's. Alguns deles têm como base as mensagens divulgadas pelo site Intercept Brasil, questionando a atuação da Lava Jato após conversas entre Deltan e Moro.