Professora Elizabeth é eleita prefeita de Ponta Grossa; PSD se consolida no Paraná

Vinicius Cordeiro

Vitória acontece na única disputa feminina do País nas Eleições 2020 e consolida o PSD, partido do governador Ratinho Junior, no Paraná.
professora elizabeth ponta grossa prefeita eleições 2020

Com 52,38% dos votos válidos, a Professora Elizabeth (PSD) venceu Mabel Canto (PSC) e se tornou a primeira mulher eleita prefeita de Ponta Grossa. A cidade dos Campos Gerais foi a única cidade do Paraná que teve disputa em segundo turno e o único município do Brasil com o pleito decidido entre duas mulheres.

Atual vice-prefeita de Marcelo Rangel e apoiada pelo governador Ratinho Junior, Professora Elizabeth esteve na frente em todas as atualizações dos votos válidos. A apuração das urnas foi encerrada às 18h20. Mabel encerrou com 47,6% dos votos.

A vitória de Elizabeth ainda pode ser considerada uma virada já que Mabel Canto contou com 37,27% dos votos, acima dos 31,15% da pdetista.

O triunfo sela a consagração do PSD (Partido Social Democrático) no Paraná. A legenda foi a grande vitoriosa nas Eleições 2020 e conquistou 129 das 399 prefeituras. A sigla termina o atual pleito com crescimento de 360% em relação às 28 vitórias municipais em 2016.

O segundo partido com mais prefeituras no Paraná foi MDB (Movimento Democrático Brasileiro), com 28 prefeituras. PSL (Partido Social Liberal), com 24 cidades, e DEM (Democratas), com 23, fecham o pódio.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ponta Grossa teve 239.611 eleitores estão aptos a votar. O domingo das eleições foi marcado pela tranquilidade. Conforme o relatório divulgado pelo TRE, apenas uma pessoa foi encaminhada após ter tirado foto da urna. O ato é caracterizado como violação do sigilo de voto.

O efetivo da segurança contou com 314 agentes. Foram 237 policiais militares e 77 guardas municipais espalhados pelas seções eleitorais.

PROFESSORA ELIZABETH: QUEM É A NOVA PREFEITA DE PONTA GROSSA?

Conheça Professora Elizabeth, candidata à prefeita de Ponta Grossa neste segundo turno
Professora Elizabeth venceu as Eleições em Ponta Grossa. (Divulgação)

Professora Elizabeth é a atual vice-prefeita de Ponta Grossa na chapa de Marcelo Rangel (PSD). Em entrevista ao Paraná Portal nesta semana, ela falou que a experiência ao lado do atual prefeito foi enriquecedora e lhe dá bagagem para assumir a administração.

Ela teve sua primeira experiência na vida pública em 2000, quando foi candidata a vice-prefeita na chapa de Carlos Tavarnaro, derrotada naquele pleito por Péricles de Holleben Mello (PT).

“Enquanto vice-prefeita já estou fazendo história. Fui a primeira a se candidatar, a primeira a se eleger e assumir o mandato. Eu acredito que isso já foi preponderante para a abertura de caminhos, que eu recebi das minhas antecessoras, de pessoas nas quais eu me espelhei para mostrar que política também é coisa de mulher”, continuou Professora Elizabeth.

A candidata ainda destacou que pretende tomar como um dos primeiros atos em caso de vitória a implantação de novas ferramentas para o empreendedorismo, em especial para o microempresário.

“Fazer com que essas pessoas que tiveram que ir para a informalidade possam voltar como MEI (microempreendedor individual), tendo crédito no Programa de Microcrédito e no Programa Descomplica para diminuir burocracia para as pessoas”, completou Professora Elizabeth.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="731450" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]