
Derrotado em prévias do PSDB, Eduardo Leite se encontra com Sergio Moro
Folhapress
04 de dezembro de 2021, 14:05
Um projeto de lei que adia a atualização do valor venal, que é base do cálculo do IPTU, dos imóveis de Curitiba para out..
David Musso - BandNews FM Curitiba - 05 de dezembro de 2021, 07:00
Um projeto de lei que adia a atualização do valor venal, que é base do cálculo do IPTU, dos imóveis de Curitiba para outubro de 2022, deve ser votado na próxima segunda-feira (6), na Câmara Municipal.
A legislação em vigor determina a atualização anual do valor de venda dos imóveis urbanos, para efeito do cálculo do valor do imposto.
Se aprovado o projeto, deve ser mantido para o ano que vem o mesmo valor do imposto cobrado neste ano pela prefeitura de Curitiba. A informação é da BandNews Curitiba.
O projeto será votado em regime de urgência e não passa, portanto, pelas comissões temáticas da casa. O autor da medida é o prefeito Rafael Greca (DEM).
Na mensagem enviada aos vereadores, ele considera que não é razoável subir o valor do IPTU 2022 de Curitiba em um momento de ensaio de recuperação econômica na cidade.
Um dos reflexos da pandemia da Covid-19 foi a valorização dos imóveis, por conta da busca de investimentos seguros.
Dados do indicador FipeZap apontam um aumento de 14% no preço dos imóveis residenciais em Curitiba, nos últimos 12 meses. Somente neste ano, o preço dos imóveis subiu 12% na capital paranaense.
Apesar da valorização, o prefeito considera que a renda das famílias caiu. Para Greca, a renúncia da receita decorrente de uma eventual aprovação do projeto é uma medida de responsabilidade social do Poder Público.