Propaganda eleitoral começa neste sábado em Curitiba

Mariana Ohde


Com BandNews Curitiba

A propaganda eleitoral do segundo turno, na rádio e TV, começa neste sábado (15), em Curitiba. A data foi definida em acordo entre os candidatos antes de a campanha começar. Em Maringá, os programas eleitorais começaram no dia 10 e, em Ponta Grossa, vão começar na próxima segunda-feira (17).

Nas três cidades paranaenses, que terão segundo turno, o horário eleitoral é dividido em dois blocos diários de vinte minutos – às 7h e ao meio-dia, no rádio, e às 13h e 20h30, na televisão.

De acordo com o coordenador de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Mardem Machado, os candidatos de cada cidade puderam fazer um acordo com a Justiça Eleitoral para definir a data de início da propaganda. “A legislação prevê uma data mínima para o reinício da propaganda e uma data máxima. Então, dentro desse intervalo, de comum acordo, ficou estabelecida essa data”, explica.

Somando as inserções, os candidatos terão, juntos, 110 minutos diários de propaganda em rádio e 110 minutos em TV. São 20 minutos divididos em dois blocos de 10 minutos para cada um em cada horário, mais 35 minutos de inserções para cada um.

Segundo turno no Paraná

Em Curitiba, os candidatos Ney Leprevost (PSD) e Rafael Greca (PMN) disputam o segundo turno no dia 30 de outubro. Em Maringá, a disputa é entre Sílvio Barros (PP) e Ulisses Maia (PDT). E, em Ponta Grossa, entre Aliel Machado (Rede) e Marcelo Rangel (PPS).

Os candidatos dos três municípios paranaenses com segundo turno terão o mesmo tempo de programa para expor as propagandas, diferentemente do primeiro turno, quando os candidatos com maiores coligações e com mais representatividade na Câmara Federal dispunham de mais espaço.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal