PSC mais que triplica prefeituras no Paraná, PT perde 75% das que tinha

Roger Pereira


O mapa partidário do Paraná após as eleições municipais de domingo mostra o domínio dos partidos do governador Beto Richa (PSDB) e do presidente Michel Temer (PMDB) no Estado. Partido também do senador Roberto Requião, o PMDB continua sendo a legenda com o maior número de prefeitos no Paraná, saltando dos 56 eleitos em 2012 para 77, dez a mais que o PSDB, que caiu de 74 para 67, um pouco pela ausência de Richa nos palanques. Proporcionalmente, no entanto, o partido que mais cresceu foi o PSC. Mesmo órfão do secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, grande puxador de votos da legenda, que trocou o partido pelo PSD, o PSC saltou de 12 prefeitos eleitos em 2012 para 41 neste ano, crescimento de quase 241%, o que o torna o terceiro partido com mais prefeitos no estado. PSB (de 14 para 16) e PPS (de 21 para 22, com mais um candidato disputando o segundo turno), foram as outras legendas que registraram crescimento.

Desgastado pela Operação Lava Jato e pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, o PT derreteu no Paraná, de uma maneira ainda mais intensa que no cenário nacional, onde o partido viu reduzido pela metade o número de prefeituras que comandará a partir de 1° de janeiro. No estado, o partido, que elegeu 40 prefeitos em 2012, venceu em apenas 10 cidades neste domingo, caindo da segunda posição no ranking das legendas com mais prefeitos para a 11ª. PSD (36 para 29, com um candidato no segundo turno), PDT (36 para 29, com uma chance no segundo turno), PP (28 para 23, também disputando um segundo turno), DEM (23 para 20) e PR (18 para 16) também diminuíram o número de prefeitos, mas superaram o PT nesta eleição.

Entre os partidos que se submeteram às urnas pela primeira vez neste domingo, o Pros conquistou cinco prefeituras. Já a Rede Sustentabilidade, da ex-ministra Marina Silva, tem apenas uma chance no Aliel Machado, que disputa o segundo turno em Ponta Grossa.

Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal