PSDB vai governar um em cada quatro brasileiros

Mariana Ohde


Com Agência Brasil

O segundo turno, realizado no último domingo (30), em 57 municípios, garantiu ao PSDB o comando de 787 prefeituras que, juntas, somam quase um quarto da população brasileira – cerca de 48,4 milhões de pessoas de 206 milhões.

O PMDB é o segundo colocado da lista, com o maior número de prefeituras (1.018) e uma população de 28,3 milhões sob seu governo.

São cerca de 20 milhões de pessoas a menos do que o PSDB que elegeu 231 prefeitos a menos que o PMDB.

A explicação para isso é porque o PMDB venceu em cidades menores, enquanto que o PSDB conquistou prefeituras de cidades maiores, incluindo aí São Paulo.

Já o partido com menor número de prefeitos eleitos foi o PSOL, com apenas duas prefeituras, que somam 14.351 pessoas.

O levantamento, feito pela EBC com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), levou em conta dados dos 5.424 municípios que já definiram a eleição – uma vez que 144 municípios aguardam decisão judicial para conhecer seus novos governantes.

Outros partidos políticos 

Embora o PSD tenha conquistado 523 prefeituras e ficado em terceiro lugar em número de cidades, vai governar uma população de cerca de 12.8 milhões de pessoas.

O PSB, que ficou em quinto lugar em número de prefeituras conquistadas (404), vai liderar o Executivo para uma população maior que a do PSD, de 16 milhões de pessoas.

Em número de prefeituras conquistadas, o PP ficou em quarto lugar, à frente de 492 municípios. Já em relação ao número de pessoas que serão governadas por prefeitos do PP, o partido ficou em sétimo lugar. As 492 cidades onde o partido elegeu o prefeito somam 9.916.007 habitantes.

O PRB, que ficou em 12º lugar em número de prefeituras conquistadas (103 municípios), irá administrar para uma população estimada em 9.714.865. A maioria das prefeituras conquistadas pelo partido é em pequenos municípios, até mesmo porque só a população da cidade do Rio de Janeiro, que será governada pelo hoje senador Marcelo Crivella, é de quase 6,5 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE.

Queda do PT

O PT foi o partido que mais perdeu espaço nas eleições municipais deste ano: elegeu apenas 247 prefeitos, enquanto que em 2012 elegeu 635.

A partir de 1º de janeiro do ano que vem, o PT vai governar para uma população estimada em 5.698.484 brasileiros, menor do que a metade da população da cidade de São Paulo (12.038.175), que hoje é administrada pelo PT.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal