PT oficializa pré-candidatura de Tadeu Veneri à prefeitura de Curitiba

Redação


O Partido dos Trabalhadores de Curitiba oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Tadeu Veneri à Prefeitura para as eleições de outubro próximo. A indicação ocorreu em ato político neste sábado (7) com a presença de 300 militantes, além de parlamentares e dirigentes estaduais.

O PT curitibano também apresentou a chapa de pré-candidatos a vereador, formada por 35 filiados. As candidaturas serão referendadas na convenção municipal, que será realizada em julho.

De acordo com Veneri, Curitiba é uma cidade generosa, que pode ser melhor e mais igualitária. “Curitiba pode ser mais ampla, mais participativa, com menos preconceito e medo, pois hoje vivemos em uma cidade onde as pessoas têm medo. Precisamos ter a clareza de enfrentar os problemas que devem ser resolvidos, como a questão da coleta de lixo, transporte público e a especulação imobiliária”.

O pré-candidato afirmou ainda que a capital não pode ser uma cidade que possui ilhas de prosperidade. “A cidade é um organismo vivo, temos que pensar em quem ganha e quem perde com a cidade e hoje quem perde são aqueles que estão na periferia.”

Sobre o momento político que o País e o partido atravessam, o petista afirmou que não se pode apagar a história de conquistas que beneficiaram a classe trabalhadora. “O PT é formado por pessoas que acertam e erram. Não é um início ou um fim, é um meio, uma ferramenta de transformação social. A população de Curitiba também foi beneficiada pelas políticas públicas que transformaram a realidade social no Brasil. Este legado é inegável e vamos fazer este debate com a sociedade durante a campanha”.

O presidente estadual do PT, deputado federal Enio Verri, enalteceu a história política do pré-candidato. “O deputado Tadeu Veneri é um dos quadros mais qualificados da esquerda não apenas no Paraná, mas em todo o Brasil. Tem uma história de militância das mais respeitadas e admiradas. Seja no movimento sindical, nas lutas populares ou no parlamento, atuou sempre em defesa da classe trabalhadora”.

Aliança

A vice-prefeita Mirian Gonçalves destacou a capacidade de Veneri de resgatar os princípios fundamentais do PT. “A pré-candidatura do deputado Tadeu Veneri representa a renovação dos princípios fundamentais do partido. Coloca o PT e sua militância na luta por uma cidade mais justa e democrática”.

Nas eleições de 2012, o PT apoiou a candidatura do prefeito Gustavo Fruet (PDT), indicando a vice-prefeita, Mirian Gonçalves. Após a crise política motivada pela operação Lava Jato, o PT decidiu romper com Fruet e lançar candidato próprio. Na ocasião, a ex-ministra Gleisi Hoffmann afirmou que Fruet não teria demonstrado interesse em manter a aliança.

Representação

Foto: Leandro Taques
Foto: Leandro Taques

O ex-deputado Ângelo Vanhoni afirmou que Veneri vai defender as políticas de avanços sociais que transformaram a realidade de milhões de brasileiros na última década. “A pré-candidatura é muito importante pois vai colocar em discussão os direitos da maioria da população e as necessárias conquistas urbanas da cidade”.

Participaram do encontro o deputado estadual Professor Lemos, o secretário nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza, além da presidenta do PCdoB de Curitiba Elza Campos e representantes da CUT-PR, APP-Sindicato, MST, Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos de Curitiba), Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários), Sindicato dos Bancários de Curitiba, Fetec-PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito) e Casla/Abai (Casa Latino American/Associação Brasileira de Amparo a Infância), Consulta Popular e Terra de Direitos.

(Colaborou Manoel Ramires)

Previous ArticleNext Article