Política
Compartilhar

PT, PCdoB e PV lançam Requião ao Governo do Paraná e mantêm nome ao Senado em aberto

Requião tenta o quarto mandato para o Governo do Paraná. O político governou o estado entre 1991 e 1994, e 2002 e 2010, com reeleição em 2006

Pedro Melo - 23 de julho de 2022, 17:39

(Eduardo Matysiak/PT)
(Eduardo Matysiak/PT)

A Federação Paraná da Esperança, formada pelo PT (Partido dos Trabalhadores), PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e PV (Partido Verde), oficializou a candidatura de Roberto Requião ao Governo do Paraná. A convenção aconteceu de forma híbrida, na tarde deste sábado (23), para cumprir os requisitos legais pela Justiça Eleitoral.

Em agosto, após o registro de todas as candidaturas, a Federação vai organizar um ato presencial de lançamento da campanha, com a presença também do candidato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva.

"Nós temos uma tarefa na retomada do processo civilizatório do nosso país. O governo precisa ter identidade com as pessoas, fraternidade e solidariedade. A minha candidatura está colada à de Lula. É o único caminho para a reconstrução de uma nação que respeite seu povo", afirmou o candidato ao Governo do Paraná.

Requião tenta o quarto mandato para o Governo do Paraná. O político governou o estado entre 1991 e 1994, e 2002 e 2010, com reeleição em 2006. Ele ainda foi Deputado Estadual e Prefeito de Curitiba na década de 1980 e Senador de 1995 a 2003, e 2009 a 2018.

PT, PCdoB e PV ainda confirmaram que Jorge Samek será o candidato a vice-governador de Requião. Samek foi diretor-geral da Itaipu Binacional nos governos de Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer.

Além da chapa de Requião e Samek para o Governo do Paraná, os diretórios estaduais ainda definiram os nomes em disputa para a Assembleia Legislativa, com 55 candidaturas, e Câmara dos Deputados, com 31 candidaturas.

Já o nome do candidato para o Senado Federal ainda não foi definido. A intenção do PT, PCdoB e PV é definir posterior através da comissão executiva, até o prazo previsto para registro em 05 de agosto.