
STF vai autorizar compartilhamento de dados sigilosos para uso em investigações
Reynaldo Turollo Jr - Folhapress
28 de novembro de 2019, 18:01
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), passa bem após uma cirurgia realizada na manhã desta quinta-feira (28). Ele ..
Vinicius Cordeiro - 28 de novembro de 2019, 18:25
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), passa bem após uma cirurgia realizada na manhã desta quinta-feira (28). Ele foi submetido à uma retirada de hérnia no abdômen, apesar do procedimento não ter caráter emergencial.
Ele foi internado ontem (27), com desconforto e náuseas, e diagnosticado com uma tomografia. Devido as boas condições clínicas, Greca preferiu fazer a intervenção cirúrgica agora.
"Ele está muito bem, consciente desde o pós-operatório. Extremamente lúcido, conversando. Talvez hoje comece com alguma dieta via oral. Uma previsão média fica de 5 a 7 dias internado. Isso varia muito com a evolução do quadro", disse o Dr. Marco Aurélio de George, cirurgião-geral do hospital Marcelo Champagnat e líder da equipe que operou Greca.
Apesar de voltar às atividades de prefeito após esse período, Greca não poderá fazer exercícios físicos em até 90 dias.
Essa foi a quarta internação de Greca desde que ele foi eleito, em 2016. Em 2018, ele também retirou uma hérnia, mas em um cenário mais complicado.
"Ano passado ele fez o internamento emergencial, com quadro infeccioso. Essa cirurgia é muito mais confortável e mais segura para o paciente", completou o Dr. Marco Aurélio.
Por fim, o médico ainda ressaltou que a hérnia é uma doença inata, que qualquer pessoa pode ter em qualquer fase da vida.
"É um risco de ter um estrangulamento da hérnia, com consequências de infecção. E isso pode acontecer a qualquer momento. Por isso Greca fez a cirurgia agora, exatamente pelo caráter preventivo", concluiu o cirurgião.