
Deputado Aníbal Gomes é denunciado pela Lava Jato. Ele teria recebido US$ 3,6 milhões para apoiar Cerveró
Redação
28 de novembro de 2019, 12:31
Os funcionários públicos do Paraná vão receber o 13º salário na próxima quarta-feira (4/12). O governador Ratinho Junior..
Redação - 28 de novembro de 2019, 17:09
Os funcionários públicos do Paraná vão receber o 13º salário na próxima quarta-feira (4/12). O governador Ratinho Junior antecipou a data para que os servidores tenham auxílio no orçamento familiar, podendo "programar férias e fazer as compras de Natal". A folha chega a mais de R$ 1,8 bilhões, sendo que existem hoje cerca de 300 mil servidores ativos, pensionistas e aposentados.
"Essa é uma forma de valorizar o servidor público. Isso só acontece graças à organização financeira do Estado, que estamos levando de uma forma muito rígida", declarou Ratinho.
Além do 13º, o governador do Paraná também autorizou o pagamento antecipado da folha de dezembro. Com isso, o dinheiro será depositado no dia 23, mesma data do terço de férias para os servidores com direito ao benefício.
Além disso, o governo estadual também anunciou que equacionou a reposição salarial de 2019, com a primeira parcela, de 2%, liberada em janeiro de 2020 e vai pagar 5,08% de reajuste.
Vale lembrar que a gestão Ratinho Junior já autorizou alguns concursos públicos. É o caso da seleção para a Polícia Militar, Civil e Depen (Departamento Penitenciário). Ao todo, são 3.038 vagas ofertadas.
Também são previstos concursos para o QPPE (Quadro Próprio do Poder Executivo), IAP (Instituto Ambiental do Paraná), DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) e Teatro Guaíra.
Por fim, o estado se contrapõe à seis estados brasileiros que estão com dificuldades para honrar os compromissos. Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe estão escalonando os salários e terão de recorrer a operações extras para honrar o 13º salário.