Política
Compartilhar

Ratinho Junior apoiará Bolsonaro, mas diz respeitar convenções

O PSD, partido do governador, declarou e recebeu apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas Gerais. Posicionamento será definido em reuniões nacionais.

Johan Gaissler - 20 de maio de 2022, 16:49

(Foto: Jonathan Campos/AEN)
(Foto: Jonathan Campos/AEN)

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou nesta sexta-feira (20) que deve apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, disse também que irá respeitar as convenções nacionais do partido dele, o PSD (Partido Social Democrático), presidido por Gilberto Kassab.

A declaração ocorreu em uma assinatura de uma ordem de serviço de duplicação de mais um trecho da Rodovia dos Minérios (PR-092), que liga Curitiba a Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana.

“Eu tenho uma gratidão muito grande pelo presidente Bolsonaro porque o governo federal foi muito importante para o Paraná nestes últimos três anos. É natural que essa gratidão tenha que se transformar em uma parceria política”, disse o governador do Paraná.

O PSD ainda não definiu qual será o posicionamento da legenda nas eleições presidenciais de outubro deste ano. O partido chegou a anunciar a pré-candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que desistiu da ideia.

Em alguns estados, como Minas Gerais, o pré-candidato ao governo de lá pelo partido de Ratinho, Alexandre Kalil, declarou e recebeu apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O posicionamento do partido deve ser definido nas convenções nacionais, que acontecerão entre o final de julho e início de agosto.

Ratinho Junior e Jair Bolsonaro já foram do mesmo partido. Entre 2016 e 2017, ambos estavam filiados ao Partido Social Cristão (PSC), no período em que o atual governador tinha mandato como deputado estadual e secretário de estado no governo Beto Richa (PSDB); e o atual presidente estava como deputado federal, em Brasília

PESQUISA COLOCA RATINHO JUNIOR NA LIDERANÇA PARA O GOVERNO DO PARANÁ

A pesquisa IRG divulgada na última quinta-feira (19) colocou Ratinho Junior na liderança para o o Governo do Paraná no pleito de outubro. O atual governador apareceu com 55,3% dos votos, seguido de Roberto Requião (PT), com 21%. 

O percentual indica uma vitória de Ratinho no primeiro turno, caso a eleição fosse realizada no período atual.

IRG - 19/05/2022 - Governo do Paraná

  • Ratinho Junior (PSD): 55%
  • Roberto Requião (PT): 21%
  • Cesar Silvestri Filho (PSDB): 3,2%

Eleitores indecisos são 4,6. A opção "nenhum desses candidatos" está em 13,6%.

Ao todo, 1500 eleitores foram entrevistados. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08030/2022.