Política
Compartilhar

Ratinho Junior fará teste para coronavírus após viagem aos EUA com Bolsonaro

Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, fará exame preventivo para detectar o coronavírus. A decisão foi tomada após..

Vinicius Cordeiro - 12 de março de 2020, 15:04

(Reprodução / Instagram)
(Reprodução / Instagram)

Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, fará exame preventivo para detectar o coronavírus. A decisão foi tomada após  Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação do Planalto, ter a confirmação da doença na manhã de hoje. Os dois integraram a comitiva do presidente Jair Bolsonaro que foi aos Estados Unidos na semana passada, sendo que Ratinho foi o único governador convidado para a viagem.

Além dele, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Paraná, Eduardo Bekin, também fará o exame por ter acompanhado Ratinho Junior. Contudo, o governo estadual ressaltou que os dois não apresentam nenhum sintoma do Covid-19 até o momento.

Com isso, Ratinho Junior seguirá sua agenda oficial. Ele tem compromissos marcados no interior do Paraná nesta sexta-feira (13) e, a princípio, viaja normalmente.

Outros integrantes da comitiva estão sendo monitorados, como o presidente Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo, que faz os exames nesta tarde apesar de não ter qualquer sintoma.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1238135017554968577

VIAGEM AOS EUA TAMBÉM ALERTA TRUMP

Além das autoridades brasileiras, como o ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, estarem atentos à situação e sob monitoramento, o Planalto também enviou um aviso aos Estados Unidos.

Isso porque o secretário Fabio Wajngarten esteve  com o presidente Donald Trump, o que pode representar riscos ao presidente norte-americano. Ontem (11), Trump proibiu que qualquer voo parta da Europa aos EUA.

https://www.instagram.com/p/B9c_wc3nFKT/

SITUAÇÃO DO CORONAVÍRUS NO PARANÁ

Seis casos de coronavírus estão confirmados no Paraná. Cinco deles foram registrados em Curitiba e um em Cianorte, no noroeste do Paraná. A informação foi divulgada nesta manhã (12) pela SMS (Secretaria Municipal da Saúde) e a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

Todos os seis casos de coronavírus são importados e foram confirmados oficialmente por exames realizados pelo Lacen-PR (Laboratório Central do Estado do Paraná), considerado referência pelo Ministério da Saúde.

CASOS DE CORONAVÍRUS EM CURITIBA:

  • homem, 54 anos: esteve na Espanha, Portugal e Holanda;
  • mulher, 25 anos: esteve na Espanha, Portugal e Holanda;
  • homem, 15 anos: esteve na Itália;
  • homem, 43 anos: esteve na Itália;
  • homem, 58 anos: esteve na Itália;

CASO DE CORONAVÍRUS EM CIANORTE:

  • homem, sem idade divulgada: esteve no Oriente Médio;

No Paraná, o Ministério da Saúde investiga 46 seis casos suspeitos. No sul do Brasil, 10 casos de Covid-19 foram confirmados: seis no Paraná e quatro no Rio Grande do Sul. Confira aqui todos os casos registrados no país.