Ratinho Júnior é o primeiro candidato com registro deferido no Paraná

Roger Pereira


Líder nas pesquisas de intenção de voto, o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) foi o primeiro candidato ao governo do Paraná a ter o registro deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral. A candidatura de Ratinho foi confirmada no final de semana pelo TRE. Também foi deferido o registro do vice de Ratinho, Darci Piana.

O TRE julgou ainda, o registro da candidata a vice de João Arruda, Elaina Cortez da Silva. O Ministério Público Eleitoral, no entanto, considerou insuficiente a documentação apresentada pela candidata para comprovar sua desincompatibilização e a Justiça Eleitoral concedeu prazo de três dias para que ela complementasse a documentação.

Entre os candidatos ao governo, gera expectativa a posição que o TRE tomará em relação à candidatura de Ogier Buchi (PSL). O candidato não foi registrado por seu partido, que decidiu, depois da convenção, desistir da candidatura própria, mas registrou-se individualmente. O partido, no entanto, impugnou o próprio candidato.

Entre os candidatos ao Senado, a chapa MDB / PDT / PCdoB / SD já teve suas duas candidatos deferidos: o senador Roberto Requião (MDB), candidato à reeleição, e Nelton Friedrich (PDT).  Na eleição para o Senado, a maior expectativa é quanto ao registro da candidatura de Beto Richa (PSDB), uma vez que a candidatura do ex-governador foi impugnada pelo Ministério Público Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. O MPE aponta que o tucano estaria inelegível pro ter sido condenado em segunda instância pelo uso de verbas publicas para bancar estadia em Paris, no retorno de uma viagem internacional quando governador.

Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal