Ratinho Junior afirma que governo não tem dinheiro para dar reajuste aos servidores

Francielly Azevedo


O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou nesta quinta-feira (20), em uma entrevista coletiva em Londrina, no norte do Paraná, que o governo não tem dinheiro para dar o reajuste aos servidores.

“Podemos até pensar em reajuste, mas seria necessário aumentar impostos. E precisamos perguntar para a sociedade se quer aumento de imposto para dar reajuste para servidor”, disse.

Várias categorias de servidores ameaçam entrar em greve na próxima terça-feira (25), caso o reajuste não seja pago. O funcionalismo destaca que a data-base não é reajustada desde 2016.

“Essa é uma discussão complexa. Entendo o trabalho dos servidores como árduo e importante. Mas temos de reconhecer que o Paraná está pagando o salário em dia. Há muitos estados com dificuldades de pagar até mesmo os aposentados e nós já estamos trabalhando para que o décimo terceiro esteja na conta já no início de dezembro. Tem que haver clareza de que há esforço do governo para ter as contas em dia”, ressaltou Ratinho.

Ratinho Junior lembrou que nenhum Estado está dando reajuste ao funcionalismo, porque o país está em crise, com a arrecadação caindo. Ele citou Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, que estão parcelando o pagamento dos seus servidores e não conseguindo pagar aposentadorias.

“Minha obrigação como governador é não deixar o Paraná entrar nesta situação, que infelizmente acontece com estados nossos irmãos e que torcemos para que superem logo.”

CATEGORIAS EM GREVE

Servidores públicos, puxados pelos professores, programam para o dia 25 de junho a greve pelo pagamento de 4,94% referente à inflação dos últimos 12 meses. Policias militares da reserva já sinalizaram que devem aderir ao movimento.

Diversas associações das polícias Civil e Científica do Paraná também reuniram-se na quarta-feira (19) e definiram medidas contra o congelamento salarial dos servidores públicos estaduais. A classe afirma que o governador do Paraná está sendo “omisso” em relação ao tema.

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.