Ratinho Júnior lança programa “Escola Segura” em Foz do Iguaçu

Vinicius Cordeiro


O governador do Paraná, Ratinho Júnior, lançou o programa “Escola Segura” nesta quinta-feira (9), em Foz do Iguaçu. O Colégio Estadual Ulysses Guimarães, que conta com 1,7 mil alunos e funciona em três turnos, foi o escolhido para ser o primeiro das 51 unidades que recebem o reforço de segurança no entorno das escolas.

Depois de Foz, que terá oito escolas com os policiais da reserva, o programa será implementado inicialmente em Londrina, por ser a segunda maior cidade do estado, e na Região Metropolitana de Curitiba, devido aos altos índices de violência. A escolha dos locais levou em conta critérios técnicos que englobam número de alunos, tamanho das escolas e se elas estão localizadas em bairros violentos.

“É um compromisso que conseguimos tirar do papel. Nossos policiais ficarão nas portas das escolas para cuidar dos alunos, dos professores e dar tranquilidade para os pais. Esses profissionais de segurança foram treinados, capacitados, para dar todo amparo a esses colégios e também espantar os malandros que ficam na porta das escolas para vender droga”, celebrou Ratinho.

CRIMINALIDADE

No evento, Ratinho Junior ainda destacou a redução dos índices de criminalidade no Paraná no primeiro quadrimestre. “Reduzimos em 32% o número de homicídios e em 46% o número de latrocínios. É um recorde em tão pouco tempo. Comparado com os demais estados do Brasil, o Paraná é um dos que mais tem baixado os índices de violência”, finalizou.

O PROJETO 

O Escola Segura é um programa do governo estadual em conjunto com a Polícia Militar e as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte e da Segurança Pública e Administração Penitenciária, buscando dar mais segurança para as comunidades escolares.

O trabalho é um complemento às atividades preventivas já desempenhadas pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC).

Além da presença física policial, o programa também prevê o suporte de unidades móveis da Polícia Militar e integração com o serviço de inteligência da área de segurança.

A presença de policiais nos colégios estaduais será em dois turnos: das 7h às 15h e das 15h às 23h. Cada escola contará com a presença de dois policiais voluntários.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="619701" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]