Política
Compartilhar

Resultado das eleições deve sair até as 18 horas, segundo TRE

Funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná estimam que a apuração em Curitiba será uma das primeiras en..

Mariana Ohde - 02 de outubro de 2016, 15:19

Funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná estimam que a apuração em Curitiba será uma das primeiras entre as capitais a ser concluída. A expectativa é de que às 17h40 já seja possível saber se Curitiba terá segundo turno e quem serão os adversários.

Nesse mesmo horário, é possível que já estejam definidos também os nomes dos vereadores eleitos. O presidente do TRE, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, diz que a agilidade na apuração não é uma prioridade, mas a expectativa é manter a mesma performance de eleições anteriores. "Estamos torcendo para mantermos a tradição de sermos, entre os tribunais de grande porte do Brasil, aquele que apura com maior rapidez na capital. O que se espera, efetivamente - é claro que todos queremos isso - é que a gente tenha eleições tranquilas e tudo aconteça da melhor forma possível", explica.

O presidente do TRE diz que as primeiras horas de eleições transcorreram sem transtornos.

Segundo o desembargador, até mesmo a quantidade de papéis no chão diminuiu em relação a votações anteriores. "Não temos nenhuma ocorrência mais grave, a população demonstra uma maturidade política muto grande. Em muitos locais de votação, sequer foram jogados panfletos nas ruas. Isso tudo é uma demonstração de que as campanhas que fizemos, para que os políticos não causassem trabalho aos outros - temos os garis, que teriam que trabalhar no dia seguinte. Isso não aconteceu", exemplifica.

A previsão é de que a apuração das eleições em todo o Paraná termine por volta das 18h.

O Paraná é o sexto maior colégio eleitoral do país, aproximadamente sete milhões e oitocentos mil eleitores. Cinco cidades podem ter segundo turno, porque têm mais de 200 mil eleitores: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. A capital paranaense concentra o maior número de eleitores do estado, quase 1,3 milhão de pessoas com título eleitoral.