Rodrigo Maia e Rosso disputam segundo turno na eleição da Câmara

Roger Pereira


Do UOL

A eleição para a presidência da Câmara será decidida em 2º turno entre os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF). Mais teve 120 votos, contra 106 de Rosso.

A segunda votação deverá ser realizada nas próximas horas, após nenhum dos 13 candidatos ter conseguido, na noite desta quarta-feira (13), reunir os 257 votos para conquistar o cargo em 1º turno.

A votação ocorreu após cerca de 2h30 de discursos. Apontado como favorito, Rosso prometeu estabilidade na gestão e tocar os projetos do governo Temer. Ele também disse que a eleição precisa ter o significado de “renovação”.

Maia, candidato apoiado pela antiga oposição à presidente Dilma, citou Michel Temer ao elogiar antigos presidentes da Câmara. O deputado do DEM também reconheceu o momento de “crise política” e prometeu respeitar as minorias parlamentares.

Marcelo Castro, ex-ministro do governo Dilma e candidato oficial do PMDB, disse que “sempre teve lado” e discursou em defesa da prerrogativa dos deputados, como o pagamento de emendas parlamentares, dinheiro do Orçamento destinado a projetos indicados pelos deputados.

Em discurso que destoou dos demais pela informalidade, Carlos Manato (SD-ES)iniciou sua fala rasgando o discurso escrito, segundo ele, por seus assessores. “Me desculpa, mas o que vocês escreveram aqui é a mesmice, a mesma coisa que os outros já disseram”, disse, ao rasgar a papelada em plenário. Manato afirmou que o processo eleitoral é distorcido. “Eu não ouvi ninguém dizendo aqui que quer trabalhar mais”, disse.

Os dois únicos candidatos, entre os 14 deputados na disputa, que representam partidos de oposição ao governo interino, Luiza Erundina (PSOL-SP) e Orlando Silva (PCdoB-SP) fizeram críticas ao processo de impeachment e ao deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Erundina usou o bordão “Fora, Cunha” durante o discurso e afirmou que iria promover pautas de cunho social, como reforma agrária, tributária e urbana.

Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal