Rossoni garante salários, mas reajuste de servidores fica pendente

Andreza Rossini


O secretário-geral da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB) afirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira (4), que a suspensão do reajuste dos servidores públicos estaduais, previstos para janeiro de 2017, deve ser adotado para evitar atrasos nos pagamentos dos salários.

“Nós estamos primeiro priorizando pagar os avanços, as progressões e as promoções dos servidores, é um passivo que existe e nós temos que liquidar isso e, depois, vendo a situação da economia do país, nós vamos negociar com os servidores o reajuste do ano que vem”, afirmou. Após ser questionado, Rossoni afirmou que não há previsão de data para o pagamento do reajuste “Não há como fazer previsão na situação econômica em que se encontra o país, que é caótica”, disse.

O secretário afirmou que caso o reajuste seja feito, no próximo ano o governo não terá dinheiro para pagar os salários dos servidores. Rossini informou que vai agendar uma reunião com os representantes dos servidores.

[insertmedia id=BfhwBJ8P4yw]

As propostas de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado foi encaminhada pelo governador Beto Richa à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) hoje (4). Elas foram lidas em plenário e precisam passar pelo trâmite da casa para ser apreciada no plenário.

Segundo a proposta, “não se aplica e não gera efeitos o disposto no art. 3° da Lei n° 18.493 de 24 de junho de 2015, enquanto não forem implantadas e pagas todas as promoções e progressões devidas aos servidores civis e militares e comprovada a disponibilidade orçamentária e financeira, durante o exercício de 2017”. A lei em questão determina que o governo pague, em 1° de janeiro, o reajuste atrasado dose servidores, repondo os índices de inflação de janeiro a dezembro de 2016, acrescentando ainda mais um percentual de 1% de adicional de data-base relativo à compensação dos meses não pagos do ano de 2015. A lei foi proposta após acordo que encerrou a greve do funcionalismo no ano passado.

Previous ArticleNext Article