Schiavinato é o primeiro deputado federal vítima da covid-19

Redação

schiavinato deputado covid-19

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR) foi o primeiro integrante da Câmara Federal que faleceu por covid-19. Ele não resistiu às complicações da doença e faleceu aos 66 anos nesta terça-feira (13), em Brasília.

Schiavinato ficou mais de um mês internado no hospital Sírio Libanês. Ele deu entrada no dia 3 de março e foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) uma semana depois. Durante o período, ele teve que passar por desobstrução de uma via da vesícula e sofreu com o comprometimento do pulmão.

Até agora, nenhum outro deputado federal havia falecido pela doença. Três senadores – Major Olímpio (PSL-SP), Arolde de Oliveira (PSD-RJ) e José Maranhão (MDB-PB) – também foram vítimas fatais do vírus.

QUEM ERA SCHIAVINATO

Jose Carlos Schiavinato nasceu em Iguaraçu, na região metropolitana de Maringá, e se formou em Engenharia Civil pela UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Na carreira política, o engenheiro foi eleito prefeito de Toledo, na região oeste do Paraná, por dois mandatos e exerceu a função de 2005 a 2012. Três anos depois foi eleito deputado estadual e, em 2018, acabou eleito como deputado federal com mais de 75 mil votos.

Na Câmara, ele era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, tendo integrado também as comissões especiais de Política de Mobilidade Urbana e da PEC 391/17, que aumenta repasses para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foi ainda integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, que funcionou entre março e outubro de 2019.

HOMENAGENS

O governador Ratinho Junior (PSD) divulgou nota de pesar pela morte do deputado federal José Carlos Schiavinato, vítima da covid-19. “Me solidarizo com a família e os amigos neste momento de dor e tristeza. Meu profundo sentimento de condolências e de que a fé em Deus ampare seus corações. Schiavinato batalhou muito em prol do Paraná como prefeito, deputado estadual, deputado federal e liderança política”, disse ele.

A Assembleia Legislativa do Paraná também prestou homenagem ao parlamentar. “José Carlos Schiavinato sempre manteve sua postura séria, técnica e comprometida. Foi funcionário público por 33 anos”, diz o post da Alep.

É com pesar que informamos o falecimento do deputado federal e ex-deputado estadual, José Carlos Schiavinato.

José…

Publicado por Assembleia Legislativa do Paraná em Terça-feira, 13 de abril de 2021

Por fim, o secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, também lamentou a morte de Schiavinato por covid. “Homem de fibra. Foi um excelente gestor na prefeitura de Toledo”.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="757428" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]