Setor do turismo vai pedir retorno do horário de verão para 2021

Representantes do setor do turismo no Paraná, Santa Catarina e Bahia devem pedir a volta do horário de verão no Brasil a..

Representantes do setor do turismo no Paraná, Santa Catarina e Bahia devem pedir a volta do horário de verão no Brasil ainda em 2021.

O grupo, filiado à Confederação Nacional de Turismo (CNTur), deve encaminhar um ofício ao Governo Federal fazendo a solicitação.

O pedido visa a retomada da mudança de horário, mesmo que ela não gere economia de energia elétrica. Isso porque os dias mais longos promovidos pelo horário de verão contribuem com o setor, fortemente atingido pelos impactos da pandemia de covid-19.

O vice-presidente da CNTur, Fabio Aguayo, a medida poderia ajudar a diminuir estes impactos.

“Com uma hora a mais, as pessoas vão aproveitar não só no nosso segmento, mas também os parques, os espaço de lazer, para ter uma vida um pouco mais saudável”, afirma.

“Acima de tudo, que é o mais importante nesse caso, é a questão da da crise energética que nós estamos vivendo, da falta de recursos hídricos. Então, vem a calhar nesse momento tão difícil”, conclui.

O horário de verão foi extinto por um decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), assinado em abril de 2019. Na época, a justificativa era de que a economia de energia promovida pelo horário de verão já não era eficaz.

Em julho de 2020, pouco mais de um ano após o fim do horário de verão, o Ministério de Minas e Energia (MME) manteve a recomendação de não adotar a mudança no verão 2020/2021.

*Com informações da BandNews FM