Geral
Setor do turismo vai pedir retorno do horário de verão para 2021

Setor do turismo vai pedir retorno do horário de verão para 2021

Representantes do setor do turismo no Paraná, Santa Catarina e Bahia devem pedir a volta do horário de verão no Brasil a..

Redação - domingo, 27 de junho de 2021 - 07:00

Representantes do setor do turismo no Paraná, Santa Catarina e Bahia devem pedir a volta do horário de verão no Brasil ainda em 2021.

O grupo, filiado à Confederação Nacional de Turismo (CNTur), deve encaminhar um ofício ao Governo Federal fazendo a solicitação.

O pedido visa a retomada da mudança de horário, mesmo que ela não gere economia de energia elétrica. Isso porque os dias mais longos promovidos pelo horário de verão contribuem com o setor, fortemente atingido pelos impactos da pandemia de covid-19.

O vice-presidente da CNTur, Fabio Aguayo, a medida poderia ajudar a diminuir estes impactos.

“Com uma hora a mais, as pessoas vão aproveitar não só no nosso segmento, mas também os parques, os espaço de lazer, para ter uma vida um pouco mais saudável”, afirma.

“Acima de tudo, que é o mais importante nesse caso, é a questão da da crise energética que nós estamos vivendo, da falta de recursos hídricos. Então, vem a calhar nesse momento tão difícil”, conclui.

O horário de verão foi extinto por um decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), assinado em abril de 2019. Na época, a justificativa era de que a economia de energia promovida pelo horário de verão já não era eficaz.

Em julho de 2020, pouco mais de um ano após o fim do horário de verão, o Ministério de Minas e Energia (MME) manteve a recomendação de não adotar a mudança no verão 2020/2021.

*Com informações da BandNews FM

Compartilhe