Setor produtivo debate atualização do Plano Estadual de Logística em Transporte

A reunião acontece no campus da indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, e vai debater as obras prioritárias para a infraestrutura da região

A última de uma série de reuniões para debater a atualização do Plano Estadual de Logística em Transporte (PELT 2035) acontece nesta sexta-feira (29), em Curitiba. Diversos encontros foram realizados ao longo do mês de julho, em todo o Paraná.

No encontro derradeiro, na capital paranaense, representantes de entidades do setor produtivo, da sociedade civil organizada e do poder público analisarão todas as obras contidas no plano, apontando quais avançaram nos últimos anos, além de indicar outras intervenções que consideram importantes para aprimorar a infraestrutura da região.

Elaborada em uma construção coletiva que envolveu representantes de diversas entidades, a última versão do PELT foi lançada em 2016. O plano apresenta 97 obras e projetos prioritários para que o Estado elimine gargalos logísticos até 2035, o que resultaria em maior eficiência, menores custos e mais competitividade para o setor produtivo. Do total de intervenções, 60% diziam respeito a rodovias, 15% ao Porto de Paranaguá, 15% a aeroportos e 10% a ferrovias. O material traz ainda informações sobre hidrovias, dutovias e infovias.

Além de Curitiba, a agenda de reuniões para atualização do PELT 2035 incluiu encontros em Londrina (dia 15), Maringá (19), Cascavel (20), Francisco Beltrão (21), Pato Branco (22), Guarapuava (27) e Ponta Grossa (28).

O trabalho tem coordenação técnica do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e conta com a parceria de entidades como o Movimento Pró-Paraná, Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), além do G7 – grupo do qual fazem parte a Fiep e as Federações da Agricultura (Faep), do Comércio (Fecomércio), das Cooperativas (Ocepar), dos Transportes (Fetranspar) e das Associações Comerciais (Faciap), além da Associação Comercial do Paraná (ACP).

A última versão da publicação pode ser acessada pelo link www.t2m.io/pelt2035.

Reunião de atualização do PELT 2035 em Curitiba

  • Data: 29/07 (sexta-feira)
  • Horário: 8h30 às 12h
  • Local: Campus da Indústria do Sistema Fiep
  • Endereço: Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico

*Com informações do Sistema Fiep