Geral
Simone Tebet vai apostar na bandeira da equidade racial para tentar impulsionar campanha presidencial

Simone Tebet vai apostar na bandeira da equidade racial para tentar impulsionar campanha presidencial

Em reunião nesta quarta-feira (5), a coordenação da campanha de Simone Tebet (MDB-MS) definiu que apostará na equidade r..

Mirian Villa - quinta-feira, 6 de janeiro de 2022 - 08:51

Em reunião nesta quarta-feira (5), a coordenação da campanha de Simone Tebet (MDB-MS) definiu que apostará na equidade racial como bandeira para impulsionar a candidatura presidencial, que ainda patina nas pesquisas de intenção de votos -ela apareceu com 1% em levantamento do Datafolha publicado em 16 de dezembro, empatada com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.

O MDB pretende procurar organizações e empresas para alimentar e promover o debate racial em torno da candidatura da senadora. Algumas dessas conversas já foram iniciadas. A medida vai ao encontro de projeto de renovação tocado pelo partido nos últimos anos, que inclui a participação mais ativa do núcleo MDB-Afro e a busca por lideranças negras.

Aline Torres, secretária de Cultura de São Paulo, Carol Arão, membro do MDB-Afro e filha do cantor Netinho de Paula, e a enfermeira Mônica Calazans, a primeira pessoa vacinada contra a Covid, são três delas.

Como revelou o jornal Folha de S.Paulo, Mônica filiou-se ao MDB e, de acordo com as tratativas com a sigla, será candidata a deputada federal.

A filiação de Carlos Alberto da Cunha, o Delegado Da Cunha, também fazia parte do mesmo movimento. No entanto, por se colocar como crítico do governador João Doria (PSDB), de quem o MDB é aliado em São Paulo, Da Cunha decidiu deixar a sigla para tentar ser candidato por outra legenda.

Lideranças do MDB têm afirmado internamente que a candidatura de Simone é importante para o partido não somente do ponto de vista eleitoral, mas também para a tentativa de construção de uma imagem política renovada para a sigla, mais jovem e mais próxima dos debates contemporâneos sobre raça e gênero.

Segundo levantamento da revista piauí com base em dados da Justiça eleitoral, o MDB foi o partido que numericamente mais elegeu negros nas eleições de 2020, 234. Proporcionalmente, o PSD liderou com 228 de 649, ou seja, 35% do total de prefeitos eleitos.

Compartilhe