
Bolsonaro e Lula travam embate eleitoral sobre Fies, e Planalto estuda renegociar dívidas
Fábio Pupo - Folhapress
13 de dezembro de 2021, 13:37
Instabilidades identificadas pela Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) deixam sites do Governo do ..
Redação - 13 de dezembro de 2021, 15:15
Instabilidades identificadas pela Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) deixam sites do Governo do Paraná fora do ar nesta segunda-feira (13). A causa ainda é investigada.
Os problemas começaram a ser identificados na semana passada, quando alguns sites do governo ficaram inacessíveis durante períodos alternados. Entre eles, os portais da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e a PCPR (Polícia Civil do Paraná).
Com os sites fora do ar, serviços como o registro eletrônico de Boletins de Ocorrência (foto) e consultas relacionadas à Covid-19 estão temporariamente indisponíveis.
Por meio da assessoria de imprensa, a Celepar confirmou o problema, mas afirmou que se tratam de casos pontuais. O órgão não soube informar a extensão do embaraço. Ainda não há previsão para a retomada integral do serviços.
"Alguns sites do Governo do Estado estão apresentando instabilidades. As equipes técnicas da Celepar já estão avaliando os motivos e atuando para o restabelecimento dos sistemas. Além disso, todos os protocolos de análise de incidentes foram acionados", diz a nota.
A Celepar também não soube informar quantos sites vinculados ao Governo do Paraná estão fora do ar. Como os técnicos estão dedicados em descobrir a causa da falha, ainda não foi feito um levantamento sobre a abrangência dos obstáculos.
O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná também não soube informar se as instabilidades estão, ou não, relacionadas a algum tipo de ataque hacker.
Na última sexta-feira (10), bancos de dados do Ministério da Saúde sofreram um ataque e ficaram indisponíveis. O processo de recuperação dos registros de vacinação da Covid-19 foi concluído neste domingo (12).