Sítio de Atibaia: sentença de Lula chega ao TRF4

Francielly Azevedo

lula trf-4 trf 4 trf4 mensagens lava jato spoofing vazamentos sítio de atibaia recurso the intercept brasil

A sentença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo envolvendo o Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, no interior de São Paulo, foi distribuída na noite desta quarta-feira (15) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, responsável pelos julgamentos dos processos da Operação Lava Jato em segunda instância. Lula foi condenado pela juíza substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba, Gabriela Hardt, no dia 6 de fevereiro.

Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Além dele, outras 12 pessoas foram condenadas no mesmo processo. A força-tarefa da Lava Jato aponta que o ex-presidente teria recebido propina, por meio de reformas no Sítio de Atibaia, das empreiteiras OAS e Odebrecht, além do Grupo Shahin, do empresário José Carlos Bumlai.

Ministério Público Federal (MPF) solicitou o aumento da pena do petista, já a defesa de Lula afirma que ele é inocente e sequer devia ter sido condenado.

A decisão em primeira instância precisa ser julgada pelos desembargadores da 8ª turma do TRF4. Não existe previsão para o julgamento acontecer.

Com a distribuição no TRF4, o relator da Lava Jato no Tribunal, desembargador João Pedro Gebran Neto, deve abrir um prazo para manifestações da defesa de Lula. Após isso, o MPF deve se manifestar.

Concluída a análise das provas e a apresentação das partes do processo, o relator prepara o voto. Depois disso, a ação vai para a sessão de julgamento, composta por Gebran e mais dois desembargadores, que podem seguir ou não o voto.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="621863" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]