STF homologa delação de dono da construtora Valor

Jordana Martinez


O ministro Luiz Fux, do STF, homologou a delação do dono da construtora Valor, Eduardo Lopes de Souza, empresa investigada na Operação Quadro Negro.

A partir da delação confirmada, a Procuradoria Geral da República passa a investigar a denúncia feita pelo MP de que políticos paranaenses, entre eles o governador Beto Richa, foram beneficiados com o esquema que teria desviado pelo menos R$ 20 milhões dos cofres públicos.

A empresa é acusada de receber por obras de construção e reforma que não saíram do papel em sete escolas públicas do Paraná. Eduardo Lopes de Souza disse ao MP-PR que houve acordo para repasse de caixa 2 para a campanha de Richa em 2014 quando ele foi reeleito governador do Paraná.

A homologação ocorreu na sexta-feira (8), mas só foi divulgada nesta quarta-feira (13).

No acordo que firmou a delação premiada, o empresário se comprometeu a apresentar provas de tudo que disse e também a abrir mão de bens. Com isso, ele não será preso e utilizará uma tornozeleira eletrônica por dois anos.

O Outro lado

Todos os citados negam as acusações. Sobre a homologação da delação, por meio de nota o governador defendeu o “aprofundamento da investigação iniciada pelo Governo do Estado”, para que todos os fatos sejam esclarecidos e que os culpados paguem por seus crimes e os prejuízos sejam ressarcidos. Ele também afirmou, em entrevista coletiva no dia 4 de setembro, que pretende processar o delator.

Também em nota à imprensa, o PSDB disse que não recebeu qualquer doação de  Eduardo Lopes de Souza ou da Construtora Valor e que não autorizou nenhuma pessoa, além dos integrantes do comitê financeiro, a fazer captação de recursos para campanhas eleitorais. Segundo a nota, o comitê financeiro da campanha de 2014 só recebeu doações respeitando a legislação vigente e teve suas contas aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="454665" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]