
Conselheiros defendem medidas amargas para retomar crescimento
Fernando Garcel
21 de novembro de 2016, 16:33
A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou as emendas do governo do estado à Lei de Diretrizes ..
Jordana Martinez - 21 de novembro de 2016, 17:21
A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou as emendas do governo do estado à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017 que suspendem por tempo indeterminado o reajuste salarial dos servidores públicos. O projeto será votado em plenário na sessão desta terça-feira (22).
As emendas condicionam os pagamentos dos reajustes e das promoções à disponibilidade de recursos em caixa.
O governo alega que não tem caixa suficiente para absorver o impacto dos pagamentos, que chegaria a R$ 3,5 bilhões no Orçamento do ano que vem.
Mandado de Segurança
A bancada de oposição ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Paraná para interromper a tramitação da LDO e garantir o pagamento do reajuste em janeiro e maio do ano que vem, como estava previsto inicialmente.
De acordo com o documento, a medida vai contra jurisprudência estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal, que reconhece a existência de direito adquirido a reajuste previsto em lei para servidores estaduais.