Temer dá início a reforma ministerial nesta segunda-feira

Redação e Agência Brasil


O presidente Michel Temer definiu que Gilberto Occhi, atual presidente da Caixa Econômica Federal, vai assumir o comando do Ministério da Saúde. A posse ocorrerá na manhã de segunda-feira (2). Além de Occhi, Temer também deve empossar Valter Casimiro Silveira no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Na última segunda-feira, o então ministro da Saúde Ricardo Barros abriu mão do cargo para dar início a corrida eleitoral.

Barros entrega novas ambulâncias e deixa ministério da Saúde

Vários ministros do governo Temer anunciaram que vão deixar o comando das pastas na próxima semana para se candidatar nas eleições de outubro. Entre eles o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. Todos os ministros que quiserem disputar as eleições deste ano têm até o dia 7 de abril para deixarem seus cargos, na chamada desincompatibilização.

Ainda devem deixar o governo o ministro do Turismo, Marx Beltrão, e da Educação, Mendonça Filho. Também exista a expectativa sobre a saída do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; da Integração Nacional, Helder Barbalho; e do Esporte, Leonardo Picciani.

Com isso, a reforma ministerial de Temer deve ter início nesta segunda-feira. O governo irá anunciar os nomes que substituirão os ministros que irão se candidatar nas próximas eleições.

“O que está desenhado é isso, diálogo com partidos que estão no comando desses ministérios. Estamos pedindo sugestões de nomes, não são indicações, para que o presidente Temer decida aqueles com quem ele deseja contar no governo exercendo as funções do ministro”, disse o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, na última quinta-feira (22).

Marun enfatizou que não existe nenhum veto à substituição de ministros pelos secretários-executivos, “assim como não existe indicativo que a maioria dos ministros seja substituída por seus secretários-executivos”.

Previous ArticleNext Article