Política
Compartilhar

Deputados discutem obrigatoriedade de termômetros em comércios e indústrias

Os deputados iniciaram nesta terça-feira (9) as discussões sobre um projeto de lei que torna obrigatório em todo o Paran..

Redação - 09 de junho de 2020, 20:45

Dálie Felberg/Alep
Dálie Felberg/Alep

Os deputados iniciaram nesta terça-feira (9) as discussões sobre um projeto de lei que torna obrigatório em todo o Paraná o uso de termômetros para aferir a temperatura da população em locais onde há aglomeração. A medida valeria para comércios, indústrias e repartições públicas, por exemplo.

Em sessão remota, a Assembleia Legislativa do Paraná colocou o projeto em discussão com o aval da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Foram realizados ajustes para que a proposta contemplasse o objetivo de identificar casos suspeitos.

“O projeto tem o objetivo de proteger as pessoas em relação à COVID-19”, resumiu um dos autores, deputado Ademar Traiano (PSDB). A matéria também é assinada por Luiz Claudio Romanelli (PSB), Tercílio Turini (CDN), Alexandre Curi (PSB) e Michele Caputo (PSDB).

Pelo projeto, caso seja verificada uma temperatura igual ou superior a 37,5° C, a orientação é de encaminhar a pessoa a procurar atendimento médico. A lei permite a proibição da entrada da pessoa caso isso ocorra. Em caso de negativa, a polícia pode ser acionada.

O projeto determina ainda que sejam utilizados, de preferência, termômetros de infravermelhos ou por imagem. A ideia é evitar o contato físico para medição.

*Com informações da Alep