Paraná distribui mais de 50 mil testes rápidos para identificar coronavírus

Redação

testes rápidos, testes, exames, coronavírus, covid-19, sars-cov-2, paraná, sesa, secretaria estadual da saúde do paraná, secretaria de estado da saúde

Mais de 50 mil testes rápidos para diagnóstico do coronavírus começam a ser distribuídos no Paraná. Eles serão aplicados, prioritariamente, em profissionais da saúde e da segurança pública.

São testes que foram doados por uma empresa ao Ministério da Saúde, que repassou aos estados. Ao todo, 52,4 mil foram destinados ao Paraná, conforme a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

Os testes rápidos para identificar a Covid-19 indicam se o paciente tem, ou não, anticorpos relacionados ao novo coronavírus (SARS-CoV-2). O resultado fica pronto em aproximadamente 15 minutos.

“O teste rápido deve ser usado como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico da doença por infecção por coronavírus”, afirma a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

De acordo com o Ministério da Saúde, a confiabilidade do resultado dos testes rápidos é de até 86%. Conforme o protocolo, os exames devem ser aplicados a partir do 7º dia da aparição dos sintomas e até 3 dias depois do desaparecimento.

“É um teste qualitativo para triagem. Os resultados negativos não excluem a infecção e resultados positivos não podem ser usados como evidência absoluta”, completou.

testes rápidos, testes, exames, coronavírus, covid-19, sars-cov-2, paraná, sesa, secretaria estadual da saúde do paraná, secretaria de estado da saúde
Divulgação/Sesa

TESTES RÁPIDOS DO CORONAVÍRUS

O exame é feito a partir do sangue o paciente com suspeita de Covid-19. Ao entrar em contato com o reagente, é identificado se há, ou não, presença dos anticorpos que combatem o SARS-CoV-2.

Os testes rápidos de coronavírus são de notificação compulsória. Ou seja, os resultados – positivos ou negativos – devem ser incluídos no Sistema Estadual de Notificação.

Previous ArticleNext Article